Açaí de Terra Firme (Plantado)

16/05/2024 11h42 - Atualizado em 16/05/2024 às 11h42
Açaí de terra firme se trata de espécies selecionadas que atingiram um refinamento de características positivas e vantagens quando comparadas com açaís nativos, gerando frutos com maior rendimento de polpa, palmeiras que estão aptas a produção a partir dos 3 anos e meio de idade. Produzindo em entressafras e se apresentando como possível solução para o desafio da sazonalidade típica do açaí.
 
 

Garantir que a BRS Pará ofereça todas as vantagens propostas requer investimento no plantio em sementes/ mudas, irrigação, e adubação adequada. Estima-se que o custo para cultivo se dê torno de 09 a 12 mil reais investidos em cada héctare de plantio. Além disso, não se pode esquecer que até a comercialização há custos com mão-de-obra, transporte.

 

O clima influência diretamente na forma como será estabelecido o plantio da área a ser escolhida pelo produtor. No Estado do Pará há algumas classificações como: Ami, etc.

 

É perceptível no campo tecnológico há desafios para a pesquisa agropecuária que precisam de atenção. É necessário o refinamento sobre temas como nutrição da planta, impactos para o bioma relacionados a aumento da monocultura de açaízais, além disso precisão de suplementação hídrica e manejos que garantam os melhores cenários de produção.

 

É possível identificar que no fluxo de plantio, colheita e comercialização do fruto há oportunidades de negócio que podem ser exploradas não necessariamente realizando todas as etapas. Por exemplo, a comercialização de mudas e nesse sentido estão disponibilizados abaixo vídeos que trazem informações sobre a forma adequada de produzir mudas, erros mais comuns nessa etapa. Além disso, durante o manejo de açaízais há geração de madeira proveniente das palmeiras retiradas que fornecem madeira e palmito.


FONTE: Embrapa
Notícias Relacionadas »