Na luta contra o rebaixamento, Amazonas e Paysandu empataram em 1 a 1 nesta quarta-feira (23), no Estádio Carlos Zamith, em Manaus, pela 18ª rodada da Série B. O duelo foi marcado pelo equilíbrio e por um roteiro dramático para o Papão, que saiu na frente com Diogo Oliveira, mas teve o zagueiro Novillo expulso ainda no primeiro tempo. O empate veio com um gol contra de Anderson Leite. No segundo tempo, o Amazonas pressionou, mas parou na trave, no nervosismo e no goleiro Gabriel Mesquita, um dos grandes nomes da partida.
O Paysandu entrou em campo disposto a surpreender fora de casa e, nos primeiros minutos, tomou as rédeas da partida. Bryan acertou o travessão em cobrança de falta e Vilela quase marcou em chute de fora da área. O Amazonas demorou para entrar no jogo e só finalizou pela primeira vez aos 27 minutos, com Kevin Ramírez.
Pouco depois, aos 29, Garcez fez boa jogada pela direita e achou Diogo Oliveira na área. O atacante não perdoou e mandou para as redes: 1 a 0 para o Papão.
A vantagem, no entanto, durou pouco com igualdade numérica. Aos 33, Novillo foi expulso após revisão do VAR, deixando o Paysandu com um a menos e obrigando o técnico Hélio dos Anjos a recuar sua equipe ainda no primeiro tempo.
O Amazonas voltou do vestiário em ritmo intenso, aproveitando a vantagem numérica para pressionar o time paraense. Kevin Ramírez teve boas oportunidades, e aos 8 minutos o empate saiu em uma jogada de azar para os visitantes: Joaquín Torres cruzou, a bola desviou em Anderson Leite e morreu no fundo do gol contra.
A Onça manteve a intensidade e teve várias chances de virar. Bruno Ramires, Larry e Gabriel Novaes chegaram perto, mas pararam na trave, na má pontaria ou nas defesas milagrosas de Gabriel Mesquita, que garantiu o ponto precioso fora de casa para o time bicolor.
Na reta final, o Amazonas ainda teve mais duas grandes oportunidades, mas não conseguiu vencer o paredão adversário. Já o Paysandu, desgastado e recuado, se defendeu como pôde e ainda chegou com perigo em chute de Matheus Vargas.
Com o empate, ambas as equipes seguem na parte inferior da tabela e ainda pressionadas na luta contra o Z-4. Na última rodada do primeiro turno, o Amazonas visita o Coritiba, no domingo (27), às 16h, no Couto Pereira. Já o Paysandu encara o Athletic, na segunda-feira (28), às 21h30, na Curuzu.