Durante cerimônia nesta terça-feira (22), o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, afirmou que as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil não representam um problema comercial, mas sim uma ação política de grupos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, essas medidas visam prejudicar o país, suas empresas e sua soberania.
“O que está vindo para nós não é um problema de comércio, é uma ação perversa de família, de grupos extremistas que querem danificar o país”, declarou Viana.
A declaração foi feita durante o lançamento de um convênio da Apex com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). O acordo visa impulsionar a exportação de produtos agroindustriais de cerca de 1,5 mil cooperativas ligadas à entidade, por meio do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex).
A iniciativa tem foco na capacitação e preparação das cooperativas para alcançar o mercado externo. Segundo a Unicafes, mais de 92% dessas cooperativas utilizam práticas sustentáveis, 75% são agroindústrias, e 73% promovem a inclusão de mulheres e jovens.
A presidente da Confederação Unicafes, Fátima Torres, destacou a importância da parceria para fortalecer a gestão e internacionalizar o cooperativismo solidário.
“Essa formação serve para os mercados. Vamos poder, cada vez mais, internacionalizar o nosso cooperativismo solidário”, afirmou.