Com o triunfo, o time comandado por Arthur Elias segue com 100% de aproveitamento e lidera o Grupo B com nove pontos, não podendo mais ser ultrapassado por Venezuela (4 pontos), Paraguai (3) e Bolívia (0). A Colômbia, com sete pontos, ainda pode ultrapassar as brasileiras em caso de vitória na última rodada da fase de grupos, quando as duas seleções se enfrentam.
Brasil e Colômbia se enfrentam na próxima sexta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Banco Guayaquil, também em Quito. Um empate garante o primeiro lugar ao Brasil, enquanto a Colômbia precisa vencer para tomar a liderança do grupo. A partida decisiva também terá transmissão ao vivo pela TV Brasil.
Considerado o desafio mais difícil do Brasil nesta Copa América, o duelo tem histórico recente de equilíbrio. A Colômbia foi vice-campeã em três das últimas quatro edições e representou a América do Sul nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, superando as expectativas.
O elenco colombiano conta com jogadoras de destaque no futebol internacional, como Linda Caicedo (Real Madrid), Mayra Ramírez (Chelsea) e Catalina Usme (Galatasaray), além de atletas que atuam no Campeonato Brasileiro Feminino, como Kate Tapia (Palmeiras), Lorena Bedoya (Cruzeiro) e Daniela Montoya (Grêmio).
“Temos um grande adversário para realmente sermos testadas”, disse Duda Sampaio, eleita a melhor jogadora da partida contra o Paraguai.
“A Colômbia tem uma equipe muito sólida e bem organizada taticamente. É um confronto direto e esperamos merecer a vitória”, acrescentou Arthur Elias, técnico da seleção, em entrevista coletiva.
A vitória do Brasil foi construída com eficiência nas bolas paradas e aproveitamento das falhas defensivas paraguaias. Ainda no primeiro tempo, Yasmin marcou dois gols em cobranças de falta similares, aos 27 e 39 minutos, em lances que surpreenderam a goleira Belotto.
No segundo tempo, a expulsão da paraguaia Camila Arrieta, aos 10 minutos, facilitou a missão brasileira. Logo depois, Amanda Gutiérrez marcou o terceiro gol, após passe de Angelina.
Aos 16 minutos, a jovem atacante Cláudia Martínez, de apenas 17 anos e artilheira da competição com cinco gols, descontou para o Paraguai. No entanto, Duda Sampaio fechou o placar com um golaço da entrada da área, garantindo a terceira vitória verde e amarela.
O Brasil lidera com nove pontos, seguido pela Colômbia (7), Venezuela (4), Paraguai (3) e Bolívia (0). Além do confronto direto entre Brasil e Colômbia, Venezuela e Paraguai também jogam na sexta-feira, no mesmo horário.
Caso a Colômbia perca e a Venezuela vença, as venezuelanas podem empatar em pontos com as colombianas, e a definição da vaga ficará por conta do saldo de gols.