Brasil goleia o Paraguai por 4 a 1, garante vaga nas semifinais da Copa América Feminina e se prepara para confronto direto com a Colômbia

Seleção feminina lidera o Grupo B com 100% de aproveitamento e encara na próxima sexta (25) o desafio mais difícil até aqui no torneio sul-americano.

23/07/2025 11h10 - Atualizado há 2 dias

A Seleção Brasileira Feminina chegou à sua terceira vitória consecutiva na Copa América Feminina 2025, ao vencer o Paraguai por 4 a 1, nesta segunda-feira (22), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, no Equador. A partida teve transmissão ao vivo pela TV Brasil e confirmou a classificação antecipada do Brasil para as semifinais do torneio.

Com o triunfo, o time comandado por Arthur Elias segue com 100% de aproveitamento e lidera o Grupo B com nove pontos, não podendo mais ser ultrapassado por Venezuela (4 pontos), Paraguai (3) e Bolívia (0). A Colômbia, com sete pontos, ainda pode ultrapassar as brasileiras em caso de vitória na última rodada da fase de grupos, quando as duas seleções se enfrentam.

Confronto de líderes na última rodada

Brasil e Colômbia se enfrentam na próxima sexta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Banco Guayaquil, também em Quito. Um empate garante o primeiro lugar ao Brasil, enquanto a Colômbia precisa vencer para tomar a liderança do grupo. A partida decisiva também terá transmissão ao vivo pela TV Brasil.

Considerado o desafio mais difícil do Brasil nesta Copa América, o duelo tem histórico recente de equilíbrio. A Colômbia foi vice-campeã em três das últimas quatro edições e representou a América do Sul nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, superando as expectativas.

O elenco colombiano conta com jogadoras de destaque no futebol internacional, como Linda Caicedo (Real Madrid), Mayra Ramírez (Chelsea) e Catalina Usme (Galatasaray), além de atletas que atuam no Campeonato Brasileiro Feminino, como Kate Tapia (Palmeiras), Lorena Bedoya (Cruzeiro) e Daniela Montoya (Grêmio).

“Temos um grande adversário para realmente sermos testadas”, disse Duda Sampaio, eleita a melhor jogadora da partida contra o Paraguai.

“A Colômbia tem uma equipe muito sólida e bem organizada taticamente. É um confronto direto e esperamos merecer a vitória”, acrescentou Arthur Elias, técnico da seleção, em entrevista coletiva.

Como foi a goleada sobre o Paraguai

A vitória do Brasil foi construída com eficiência nas bolas paradas e aproveitamento das falhas defensivas paraguaias. Ainda no primeiro tempo, Yasmin marcou dois gols em cobranças de falta similares, aos 27 e 39 minutos, em lances que surpreenderam a goleira Belotto.

No segundo tempo, a expulsão da paraguaia Camila Arrieta, aos 10 minutos, facilitou a missão brasileira. Logo depois, Amanda Gutiérrez marcou o terceiro gol, após passe de Angelina.

Aos 16 minutos, a jovem atacante Cláudia Martínez, de apenas 17 anos e artilheira da competição com cinco gols, descontou para o Paraguai. No entanto, Duda Sampaio fechou o placar com um golaço da entrada da área, garantindo a terceira vitória verde e amarela.

Situação do grupo e possibilidades

O Brasil lidera com nove pontos, seguido pela Colômbia (7), Venezuela (4), Paraguai (3) e Bolívia (0). Além do confronto direto entre Brasil e Colômbia, Venezuela e Paraguai também jogam na sexta-feira, no mesmo horário.

Caso a Colômbia perca e a Venezuela vença, as venezuelanas podem empatar em pontos com as colombianas, e a definição da vaga ficará por conta do saldo de gols.


Notícias Relacionadas »